Copyright © Roberio de Ogum
Design by Dzignine
quinta-feira, 14 de julho de 2011

Carma, destino ou maldição?

         O mistério do Lago Bodom



O Lago Bodom (Järvi Bodom em Finlandês)  é um lago da Finlândia, próximo a cidade de Espoo. O lago tem aproximadamente três quilômetros de comprimento e um quilômetro de largura.
O lago ficou conhecido pelos assassinatos ocorridos na noite de quatro de Junho de 1960, quando 4 adolescentes foram acampar no belo lago bodom, sendo 2 garotas de 15 anos : Maili Irmeli Björklund e Anja Tuulikki Mäki, e 2 garotos de 18 anos: Seppo Antero Boisman e Nils Wilhelm Gustafsson.

Era um dia comum, ensolarado como os  outros dias, quando os jovens chegaram no acampamento escolhido, que havia sido visitado previamente pelos garotos. Naquela época a região era calma, e quase inabitada.. Para passar a noite no lago, as garotas tiveram que argumentar com seus pais, porque anteriormente houvera um caso de assassinato, do outro lado da Finlândia (mas o assassino já havia sido capturado).

Depois de montar seu acampamento, os 4 jovens foram comprar chicletes e limonada, em um quiosque, próximo ao acampamento. Eles voltaram para o acampamento às 19:30, quando os últimos pescadores e aprendizes foram embora; eles foram os últimos a ver o quarteto vivo.
Assim que anoiteceu, os quatro jovens adormeceram. Entre 3 e 6 horas da madrugada, alguém atacou brutalmente os 4 jovens, pulando sobre suas cabana e os apunhalando através dela. Os principais ataques, foram na cabeça, pescoço e tronco. Uma das garotas foi atingida 11 vezes no pescoço. Nils tentou rastejar para fora da cabana, mas foi atingido por uma pedra. O assassino levou várias coisas dos garotos: carteiras, roupas de banho, documentos, identidade, etc; mas, certamente, nada que justificasse a pena e o risco.

 No dia seguinte, Erkki Johansson, pai de dois filhos, foi nadar numa praia próxima, com seus dois garotos. Acidentalmente, ele notou a cabana destruída e Nils, ensangüentado, ali perto. Desesperado, chamou a polícia. Quando os policiais e os médicos chegaram, Maili, Anja e Seppo foram declarados mortos, mas Nils ainda mexia os braços, apesar dos machucados causados pela arma do assassino e pela pedra com que fora antingido. Ele tinha 10 ferimentos graves, causados pela arma usada, e sua mandíbula estava fraturada. 

O motivo do crime era um mistério absoluto, e não havia pista alguma - a não ser uma fronha de travesseiro de 80cm x 40cm, onde provavelmente estava a arma do crime. Nils, todo machucado, foi levado a um hospital, e a polícia aguardava ansiosamente que ele acordasse, afinal, ele poderia ter alguma informação sobre o assassino. Mas foi uma grande decepção, pois a primeira coisa que ele disse ao acordar foi: "Como foi que eu fui parar num acidente de carro?!". Nils não se lembrava de nada sobre o assassinato. Mas um mês após do ocorrido ele foi hipnotizado, podendo, assim, dar alguns detalhes sobre o assassino, como o fato dos olhos do assassino brilharem. 

Nils foi o único sobrevivente do brutal e incompreensível ato de violência. Toda a Finlândia ficou horrorizada com o assassinato triplo e a história se tornou capa de jornais ao redor do mundo todo. A maior caçada da história dos crimes da Finlândia havia começado!

Conseguiram encontrar algumas outras testemunhas (que também foram hipnotizadas para dar mais detalhes), como Olavi Virtanen, que viu alguém indo embora do lago às 6 horas da manhã. Foram feitos retratos falados a partir da descrição destas testemunhas mas, infelizmente, estes não ajudaram em nada. A polícia estava sofrendo grande pressão por parte do público, insatisfeito com o resultado das investigações, entretanto ela apenas conseguiu centenas de pistas, mas que não levavam a resultado conclusivo algum.

Um dos maiores suspeitos era o dono do quiosque que vendeu as coisas para os 4 jovens , na mesma noite do assassinato, mas não existiam provas reais contra ele. Uma noite, ele estava bêbado em um bar e disse: "FUI EU!". Seus amigos não entenderam, mas no dia seguinte ele se afogou no lago. Existiam também alguns rumores de que ele havia proibido os garotos de acampar naquela área do lago, mas os jovens não se preocuparam com isso e acamparam lá, ignorando suas ameaças. Porém, mais tarde, a polícia chegou à conclusão de que não poderia ter sido ele.

Várias pessoas (testemunhas) viram algo, que podia ser o assassino. Alguns pescadores e um ciclista viram um homem de costas, mas nada além disto e acabaram se tornaram suspeitos também. Até Nils se tornou suspeito, mas ele tinha tantos ferimentos que não teria conseguido golpear a si próprio, continuamente, por tanto tempo.  

Último acontecimento


Em 2003, o mistério retomou a atenção da mídia finlandesa, porque um dos maiores suspeitos, o alemão Hans Assman, morreu. Isso encorajou um famoso professor finlandês, chamado Jorma Palo, a lançar um livro chamado Bodomin Arvoitus, que significa “O Mistério de Bodom”.

Em junho de 1960, Palo estava trabalhando como médico de apoio num hospital próximo ao lago. Entre 12-32 horas após o assassinato, o já citado Hans Assman foi ao hospital usando roupas ensangüentadas, e num estado psicológico conturbado. Os médicos logo perceberam que o sangue não era dele. Assman não falava finlandês, e eles não conseguiram se comunicar.

Hans Assman 
Palo e os outros médicos tentaram chamar a polícia ao hospital, mas não foram levados a sério, pois já haviam dado várias pistas parecidas. Pouco depois, Hans Assman saiu do hospital e a polícia nem ao menos quis interrogar Palo, que até hoje está convencido de que Assman era o assassino. Contudo, a polícia o interrogou em Março de 2003, chegando à conclusão de que Assman tinha um álibi muito bom.

Nils Wilhelm Gustafsson

No início de 2004, a polícia finlandesa surgiu com novas evidências e, surpreendentemente, prendeu Nils W. Gustafsson, o único sobrevivente do crime. Segundo a polícia, as evidências apontam Nils como o culpado pelos crimes. Agora, ele foi libertado e espera pelo julgamento em liberdade.

Mas será mesmo que Nils é realmente o culpado? Nils seria capaz de se golpear tantas vezes? Segundo vários relatos, após os crimes Nils teve sérios distúrbios mentais. Seria ele um psicopata? A polícia finlandesa acredita que sim, e vai tentar provar nos tribunais que tem razão.

As últimas informações que se têm, são de que Nils Gustafsson, trabalha como motorista de ônibus, em Espoo. Hoje ele tem mais de 60 anos e já deveria estar aposentado. 

O Mistério                      
Já se passaram mais de 40 anos, e o caso não foi resolvido. Há inúmeras teorias, 70 principais suspeitos, centenas de suspeitos menores, mais de 3700 pessoas interrogadas, e teorias sobre dois assassinos. Já se levou em consideração a possibilidade de um ritual, ou assassinatos seriais. Até hoje a polícia trabalha no caso, mas não há muita esperança de encontrarem uma solução, pois tanto o assassino, quanto possíveis testemunhas, provavelmente já faleceram.

 Os corpos

Os cadáveres dos garotos, hoje, descansam em túmulos localizados em Vantaa e servem como lembrança do crime brutal. Além disso, uma pequena cruz de madeira foi fincada na área de camping de Hästbergen, como uma homenagem às vítimas inocentes.


Será um caso de carma, destino ou maldição? Dê sua opinião!

0 comentários:

Postar um comentário