Copyright © Roberio de Ogum
Design by Dzignine
segunda-feira, 11 de abril de 2011

Carma, destino ou maldição?



Stephen William Hawking nasceu exatamente no aniversário de 300 anos da morte de Galileu. Seus pais eram Frank Hawking, um biólogo pesquisador que trabalhava como parasitólogo no Instituto Nacional de Pesquisa Médica de Londres, e Isabel Hawking. Teve duas irmãs mais novas, Philippa e Mary, e um irmão adotivo, Edward. Hawking sempre foi interessado por ciência. Em sua infância, quando ainda morava em St. Albans. Estudou na St Albans High School for Girls [garotos até 10 anos eram educados em escolas para garotas] entre 1950 e 1953 - ele foi um bom aluno, mas não era considerado excepcional.
Entrou, em 1959, na University College, Oxford, onde pretendia estudar matemática, conflitando com seu pai que gostaria que Stephen estudasse medicina. Como não pôde, por não ser disponível em tal universidade, optou então por física, formando-se três anos depois (1962). Seus principais interesses eram termodinâmica, relatividade e mecânica quântica. Obteve a graduação de doutorado na Trinity Hall em Cambridge no ano de 1966, onde é atualmente um membro honorário. Nesta época foi diagnosticada em Stephen W. Hawking a doença degenerativa ELA (esclerose lateral amiotrófica). Depois de obter doutorado, passou a ser investigador e, mais tarde, professor nos Colégios Maiores de Gonville e Caius. Depois de abandonar o Instituto de Astronomia em 1973, Stephen entrou para o Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica tendo, entre 1979 e 2009, ano em que atingiu a idade limite para o cargo, ocupado o posto de professor lucasiano de Matemática, cátedra que fora de Newton, sendo atualmente professor lucasiano emérito da Universidade de Cambridge.

Hawking se descreve como agnóstico. Ele repetidamente tem usado a palavra "Deus" em seus livros e discursos, mas segundo ele próprio, no sentido metafórico e relativo. Sua ex-esposa Jane já afirmou que durante o processo de divórcio, ele se descreveu como ateu. Hawking declarou que não é religioso no sentido comum, e que acredita que "o universo é governado pelas leis da ciência. As leis podem ter sido criadas por Deus, mas Deus não intervém para quebrar essas leis". Hawking comparou a ciência e a religião durante uma entrevista, dizendo "há uma diferença fundamental na religião, que se baseia na autoridade, e na ciência, que se baseia na observação e na razão. A ciência vai ganhar porque ela funciona".
Em alguns trechos de seus livros, Hawking também parece seguir uma linha de pensamento baseado em Einstein ou em Leibniz, que se aproxima muito ao Deísmo. No livro "Uma breve história do tempo" ele cita que "tanto quanto o Universo teve um princípio, nós poderíamos supor que tenha um Criador". Ainda nesse livro, ele diz que "no entanto, se nós descobrirmos uma teoria completa... então nós conheceríamos a mente de Deus".
Porém, em seu mais recente e polêmico livro "The Grand Design", Hawking contradiz suas antigas declarações sobre a idéia de um criador e sugere que "Deus não tem mais lugar nas teorias sobre criação do universo, devido a uma série de avanços no campo da física". No livro, numa declaração controversa, afirma que "Por haver uma lei como a gravidade, o universo pode e irá criar a ele mesmo do nada. A criação espontânea é a razão pela qual algo existe ao invés de não existir nada, é a razão pela qual o universo existe pela qual nós existimos", dizendo que o Big Bang foi simplesmente uma conseqüência da lei da gravidade. Hawking também cita a descoberta, feita em 1992, de um planeta que orbita uma estrela fora do Sistema Solar, como um marco contra a crença de Isaac Newton de que o universo não poderia ter surgido do caos.


Agora, a você leitor, acha que é carma, destino ou maldição o fato de um homem detentor de tanto conhecimento, um cientista muito sábio e renomado, que desenvolveu novas teorias da física sofrer de uma doença degenerativa, a qual o impede de se movimentar, de falar normalmente? Dê sua opinião!

2 comentários:

  1. Amiogo: Esta mátéria é maravilhosa, ela é completa.Tocante. Com certeza absoluta, esse é um caso de carma...o copo dele está drenando, com a doença, equivocos do passado....
    O espiritismo está sustentado pelo pilar triplo da religião, filosofia e ciência. O homem só acredita naquilo que lhe é provado, e a ciencia só considera verdadeiro o que acontece por tres vezes, duas pode ser coincidencia, segundo a ciência. Eu concordo quando ele diz que a ciência vai ganhar, mas por que assim Deus quer, sabe ELE que seus filhos são incrédulos.
    Esse é uma homem que pensa certo, usa a inteligencia para o bem e está cumprindo o seu CARMA brilhantemente, sem se entregar.
    Parabéns pela matéria, vou colocar um link deLA no meu blog, BJUS

    ResponderExcluir
  2. Uma mente brilhante, que teve que ser aprisionada em um corpo débil, para nao mais repetir erros horrendos do passado...mesmo assim ele tenta e com isso acarretando mais e mais carma, vai precisar de muitas encarnacoes para se livrar do carma que acumulou. Isso é um caso obvio de um espírito q veio aprisionado neste debil corpo, para nao criar mais carma do que o que já tem.

    ResponderExcluir