Copyright © Roberio de Ogum
Design by Dzignine
quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Poltergeist – Um mistério para você dizer se é carma, destino ou maldição!


Poltergeist (do alemão polter, que significa ruído, e geist, que significa espírito) é um suposto tipo de evento sobrenatural que se manifesta deslocando objetos e fazendo ruídos.
Acredita-se que o foco dessa perturbação é muitas vezes uma criança na fase da puberdade, em geral do sexo feminino. O evento caracteriza-se por estar relacionado a um indivíduo e por ter curta duração. Difere da chamada assombração, que pode-se estender por anos, sempre associada a uma área, geralmente uma casa.
No fenômeno poltergeist um espírito perturbado usa o indíviduo para se manifestar, às vezes de forma agressiva, fazendo objetos como pedras, por exemplo, voarem pelos ares atingindo objetos e outras pessoas.
Há casos famosos na literatura parapsicológica, como o da família Lutz que, em 1976 foi atormentada por entidades inferiores durante os 27 dias que viveram em uma casa na pequena cidade de Amityville, nos Estados Unidos da América, que passaria às telas de cinema com o nome de Horror em Amityville. Um dos integrantes da família, George Lutz afirmou que durante a noite ouvia o ruido de uma banda marcial tocando na sua sala de estar, evento só constatado por ele.

Poltergeist – "Eles estão aqui" (Carol Anne – Heather O´Rouker)

O filme, Poltergeist – O Fenômeno
9[3]
"Eles estão aqui". Foi com esta frase que a atriz mirim, então com sete anos, Heather O´Roukerapresentou ao mundo um dos melhores filmes de terror da história, Poltergeist – O Fenômeno (Poltergeist, 1982). Steven Spilberg produziu essa verdadeira obra prima, recheada de sangue e suspense do início ao fim.
O filme, e posteriormente a série, Poltergeist foi também marcado pela morte de membros do elenco, algumas de forma trágica, como a atriz que fez a filha mais velha Dana, Dominique Dunne, que foi estrangulada pelo namorado, John Thomas Sweeney, quatro meses depois do lançamento do filme, em 4 de novembro de 1982.
Mesmo o fato de o assassino ser considerado um homem violento por familiares e amigos da vítima não impediu que surgissem comentários referentes à trágica morte de Dominique ter relações com o filme que aborda um tema sobrenatural. A jovem atriz morreu aos 23 anos sendo a primeira do que ficaria conhecida como "maldição poltergeist".
Dominique Dunne não foi a única, a protagonista: a pequena Carol Anne, interpretada por Heather O´Rourk, faleceu no dia 1º de fevereiro de 1988.
HeatherORourkeHealther O’Rourk – A mãe de Helather processou os médicos que trataram de sua filha. “Foi um diagnóstico errado que precedeu sua morte. Foi tudo muito desnecessário. Ainda estou desesperada. “Os médicos afirmaram que ela tinha uma inflamação intestinal crônica quando na realidade a pequena atriz estava sofrendo de um bloqueio inerte no intestino, presente desde seu nascimento. 
O hospital insistiu que ela havia recebido tratamento apropriado, mas sua morte ocorreu logo após uma cirurgia de emergência. Em janeiro de 1987, Healther foi atacada por um parasita denominado Giárdia, que lhe provocava vômitos e diarréia. Foi levada ara um hospital de San Diego onde constataram uma doença crônica e a trataram com cortisona. Caso tivessem diagnosticado o bloqueio, a cirurgia teria solucionado o problema. Healther O’ Rourke faleceu aos 12 anos, em 1º de fevereiro de 1998.
dunne-d-colorDominique Dunne – Artista do cinema norte-americano que interpretou a jovem Dana, uma das filhas de um casal da Califórnia que é perseguida por almas do outro mundo no filme Poltergeist, em 1982. A atriz que nunca tivera namorado antes, apaixonou-se por John Sweeney, um ajudante de cozinha que trabalhava num dos maiores restaurante de West Hollywood. Dominique levou-o a Nova York para conhecer seus pais e na ocasião ele revelou seu temperamento explosivo acesso de ciúmes, mostrando-se possessivo e tentando afastá-la de seus amigos. 
Com o sucesso no cinema, a carreira de atriz deslanchou e ela recebeu uma proposta para atuar num seriado de TV ao lado de Tom Selleck, entretanto o namorado não gostou. Em 26 de Agosto de 1982, durante uma briga, ele bateu a cabeça da atriz contra o chão e ela fugiu para a casa da mãe. Em 26 de setembro, ela foi agredida novamente e pôde até dispensar maquiagem para fazer uma adolescente espancada num episódio de Hill Street Blues.
Depois desse segundo ataque Dominique percebeu a insanidade do namorado e começou a se esconder, mas ele conseguiu um contato pelo telefone. Ela, então, declarou-lhe que havia decidido pela separação definitiva, o que John não aceitou. O rapaz invadiu sua casa e estrangulou-a, tendo permanecido na prisão durante apenas três anos, para o desconsolo da família e dos amigos.

0 comentários:

Postar um comentário