Copyright © Roberio de Ogum
Design by Dzignine
quarta-feira, 6 de junho de 2012

Templo do Povo - Jim Jones



James Warren Jones nasceu em 13 de maio de 1931 em Ubduaba (Neui-Oeste), filho de um membro Ku Klux Klan. Na idade adulta ficou conhecido por suas ideias direitistas, mas declarava-se "socialista" liberal e afirmava ser a reencarnação de Jesus Cristo e Lênin.

Jim Jones, como ficou conhecido, reuniu oprimidos e marginalizados nos EUA em troca de bens, que o ajudaram a fundar sua  Igreja "Templo dos Povos". Logo a Igreja cresceu com centenas de fanáticos e a igreja se espalhava pelos EUA.

A história começou a ficar estranha quando a imprensa denunciou a morte de 7 membros que quiseram abandonar a seita, e abusos sexuais.

Com isso Jim Jones ordenou a ida de todos os fiéis para Jonestown, uma cidade que ele criou no meio da selva da Guiana(Único país da A. do Sul que fala Inglês).
Jonestown era auto-suficiente, com um modelo socialista, sem contato com o mundo, seus membros sofriam severas represálias se tentassem qualquer contato com o mundo exterior.

Mais denuncias chegavam aos EUA, com a pressão o congressista da Califórnia Leo Ryan foi até a Guiana ver a Seita. Chegando lá, falou com algumas pessoas, descobriu que algumas queriam sair dali, mas também logo percebeu que estava correndo perigo. Ryan falou com Jim Jones que o liberou para ir embora levando os "traidores" da seita.
Quando estavam chegando perto do avião, Ryan, os ex-seguidores e mais 2 jornalistas foram pegos numa emboscada e mortos a tiros.

Logo depois o "Pastor" reuniu a igreja para o ultimo sermão. Falou que eles seriam torturados pelos inimigos e que deveriam morrer com honra, a morte seria só uma passagem.
Jim Jones distribuiu uma bebida de cianeto com calmantes, e assim se fez o maior massacre/suicídio coletivo de uma seita religiosa. Morreram 913 pessoas, mães, crianças, avós... As mães davam a bebida aos filhos, quem tentava fugir era morto a tiros ou com uma injeção letal.




Jim Jones se suicidou com um tiro depois que todos morreram.
Apenas umas 5 pessoas sobreviveram.




Aqui tem um documentário feito sobre o Templo do Povo, que é o maior suicídio coletivo da história. Considerados por outros como Massacre e Assassinato. está dividido em 9 partes.




Isso é só MAIS um exemplo de seita religiosa fanática. Existem muitas outras por ai inclusive no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário