O personagem rodrigueano que atrapalhava o Tricolor do escritor em momentos improváveis com gols “espíritas” vestiu de vez a camisa rubro-negra. E essa é uma das explicações da ascensão vertiginosa do Flamengo sob o comando de Vanderlei Luxemburgo – pelo menos é nisso que acredita o técnico e seu conselheiro espiritual, Robério de Ogum.
Juntos há um ano depois de 12 anos afastados, período em que o nome de VL esteve mais associado a  fracassos e denúncias do que a sucessos, a dupla juntou trabalho em campo com trabalho em terreiro para colocar a nau flamenguista – que parecia rumo ao abismo no mesmo período do ano passado.
“O Vanderlei me ligou quando ainda estava no Atlético-MG em meio toda aquela crise. Eu disse que ele sairia de lá, assumiria o Flamengo e depois a Seleção Brasileira”, disse o religioso.
Exatamente isso. Reassumir a Seleção. Você leu certo, caro leitor.
Com a mesma naturalidade que o pai-de-santo diz isso, comenta a atual fase “mágica”do Flamengo e adianta: “Seremos campeões Brasileiro.”
Sim, seremos quem?
A nação rubro-negra, o técnico e as entidades que o ajudam. “Eu sou um ‘babaca’, analfabeto em futebol. Quando converso com Vanderlei, falo de amenidades. Sou só um intermediário entre as entidades do plano espiritual e o treinador”, explica.
Difícil explicar a lógica litúrgica para quem não é espitualista, mas além de rezas, oferendas, superstições e meditações, a parceria entre Vanderlei Luxemburgo e as entidades do plano espititual incluem ligações para seu amigo Robério de Ogum e patuás.
Em recente entrevista ao jornal “Extra”, Vanderlei admitiu que Robério de Ogum reza por ele. Disse o técnico que tanto Robério como sua irmã, também umbandista, fazem trabalhos e orações
porque querem e gostam dele.
Gostam mesmo.
Robério gosta tanto que vai a todos os jogos do Fla. Há um ano fixou uma segunda residência no Rio de Janeiro (antes um quarto de hotel, agora um apartamento de 3 dorms de frente para o mar da Barra da Tijuca).
Luxemburgo não quis comentar o assunto. Declarou apenas que “vai continuar incomodando o Corinthians (atual líder do Brasileiro).