Copyright © Roberio de Ogum
Design by Dzignine
sexta-feira, 25 de maio de 2012

Zumbis haitianos


Os zumbis são personagens comuns no folclore haitiano. Pesquisadores que estudam a cultura haitiana relacionaram inúmeras histórias de corpos que voltaram à vida graças aos sacerdotes ou feiticeiros de vodu. Os zumbis são escravos descerebrados. Eles não têm autoconsciência e não chegam a representar perigo, a não ser que comam sal, o que restaura seus sentidos. Essas histórias são muito difundidas e parecidas com as lendas urbanas, elas mexem com os medos mais profundos dos ouvintes e parecem reais, apesar de improváveis.

Mesmo depois de documentar várias histórias e boatos, os pesquisadores encontraram poucas evidências sólidas que explicassem ou provassem o fenômeno. Em geral, os supostos zumbis receberam nenhum ou poucos cuidados médicos antes de morrerem. Os pesquisadores também tiveram problemas em lidar identidades trocadas e fraudes.

Em 1980, um homem apareceu numa vila rural do Haiti dizendo ser Clairvius Narcisse, que havia morrido no Hospital Albert Schweitzer, de Deschapelles, Haiti, em 2 de maio de 1962. Ele se dizia consciente mas paralisado durante sua suposta morte: ele até teria visto o médico cobrir seu rosto com um lençol. Narcisse disse ter sido ressuscitado e transformado em zumbi por um sacerdote.

VODU
O vudu é uma religião haitiana, com raízes nas tradições africanas. Também chamada de voodoo, voudou, vodun ou voudoun, tem poucasemelhança com a maneira como ela é vulgarmente retratada pelos filmes.

Uma vez que o hospital documentou sua doença e morte, os cientistas o viram como uma possível prova dos zumbis haitianos. Narcisse respondeu perguntas sobre sua família e infância que nem um amigo íntimo saberia responder. No final das contas, sua família e muitos observadores externos concordaram que ele era um zumbi que havia ressuscitado.

O Dr. Wade Davis organizou seus estudos sobre os zumbis haitianos nas crônicas"The Serpent and the Rainbow" e "The Passage of Darkness"


Os zumbis e a lei haitiana

Uma lei que condena a criação de zumbis entrou em vigor no Haiti em 1835. O artigo 246 do Código Penal Haitiano (em francês) classifica o uso em alguém de uma substância que gera um período prolongado de letargia sem causar a morte como tentativa de assassinato. Se a substância causar aparência de morte e resultar no enterro da vítima, o ato é classificado como assassinato.

Davis viajou para o Haiti a pedido do Dr. Nathan S. Kline, que criou a teoria de que uma droga tinha sido a responsável pelas experiências de Narcisse como zumbi. Uma vez que tal droga poderia ser usada medicinalmente, particularmente no campo da anestesiologia, Kline esperava reunir amostras, analisá-las e determinar como elas funcionavam.

Davis observou que os haitianos que acreditavam em zumbis também acreditavam que eles eram criados pela feitiçaria de um sacerdote (e não por um veneno ou uma droga). Segundo a sabedoria local, o sacerdote pega o 'ti bon' ange da vítima, ou seja, a sua alma, para criar o zumbi, mas durante sua pesquisa Davis descobriu que o sacerdote usava pós elaborados, feitos de plantas secas e animais em seus rituais.

Davis reuniu oito amostras desse pó de zumbi em quatro regiões do Haiti. Seus ingredientes não eram idênticos, mas sete das oito amostras tinham quatro ingredientes em comum:


O baiacu, um ingrediente do pó de zumbi

uma ou mais espécies de baiacu, que normalmente contém uma neurotoxina mortal chamada tetrodotoxina;

uma espécie de sapo boi (Bufo marinus) haitiano, que produz inúmeras substâncias tóxicas;

um sapo de hyla (Osteopilus dominicensis), que produz uma substância irritante, porém não mortal;
restos humanos.

Além disso, os pós tinham outros ingredientes de plantas e animais, como lagartixas e aranhas, que poderiam irritar a pele. Alguns deles tinham até vidro triturado.

O uso do peixe-bola intrigou Davis. A tetrodotoxina provoca paralisia e morte, e as vítimas de envenenamento por tetrodotoxina normalmente ficam conscientes até poucos instantes antes de morrer. A paralisia os impede de reagir a estímulos, bem parecido com o que Clairvius Narcisse descreveu sobre sua própria morte. Os médicos também documentaram casos nos quais as pessoas ingeriram tetrodotoxina e aparentavam estar mortas, mas se recuperaram completamente.

Bufo marinus, um ingrediente do pó de zumbi

De acordo com a teoria de Davis, o pó, aplicado topicamente, irritava e rachava a pele da vítima. A tetrodotoxina poderia então passar para a corrente sangüínea, paralisando a vítima e causando sua morte aparente. A família enterraria a vítima e o sacerdote retiraria o corpo do túmulo. Se tudo corresse bem, acabaria o efeito do veneno e a vítima acreditaria ser um zumbi.
Embora a teoria de Davis tenha potencial, ela apresenta algumas falhas. A seguir, veremos as controvérsias em torno da pesquisa de Davis.

Natureza x alimentação

No Japão, o baiacu é uma iguaria chamada fugu. Servido cru e preparado por um competente chef, ele tem apenas tetrodotoxina o suficiente para causar formigamento e tontura. Mas se o chef errar no preparo do fugu, o resultado pode ser fatal.

Mas quando as pessoas comem porções tóxicas de fugu e se recuperam, tornam-se vítimas de envenenamento - e não zumbis. A teoria de Davis é que a cultura e a crença fazem com que alguns haitianos acreditem ser zumbis após se recuperarem dos efeitos do pó. Alguns sacerdotes dizem que a alimentação de um zumbi inclui uma pasta de Datura stramonium, conhecida localmente como "pepino de zumbi". Chamada de erva jimson nos EUA e de figueira do diabo no Brasil, essa planta provoca febre, alucinações e amnésia, aumentando potencialmente a crença da vítima de que houve uma transformação.


O sal e os zumbis

Segundo o folclore haitiano, um zumbi se cura ao ingerir sal. O que costuma acontecer então é que ele ataca o sacerdote que o criou ou volta para o local onde foi enterrado e morre. Ironicamente, a tetrodotoxina funciona bloqueando os canais de sódio nos músculos e células nervosas. Não se conhece a cura para o envenenamento por tetrodotoxina e é improvável que a quantidade de sódio em um punhado de sal tenha qualquer efeito fisiológico sobre uma pessoa envenenada.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Americano cria aparelho "Walkie-talkie" pra falar com os mortos



Gary Galka perdeu sua filha de 17 anos num acidente de carro em 2004. Alguns meses depois ele afirma ter criado um walkie-talkie que tem a capacidade de comunicação com os mortos.

Ele afirma que situações estranhas estavam acontecendo em sua casa após a morte da filha. A campainha tocava sozinha, os canais da televisão mudavam, e as luzes da casa acendiam e apagavam. Ele interpretou que sua filha estava tentando fazer contato, e quis pesquisar e criar o aparelho.

Ele já apareceu num programa de TV chamado "Ghost Adventures" apresentando seu aparelho, e afirmou que a primeira comunicação com a filha foi ela dizendo: "Oi papai, eu te amo".

Gary nunca viu a filha mas sua outra filha mais nova afirma que já viu a irmã 3 vezes, e outras pessoas da família também afirmam já terem visto a garota.

Seu aparelho agora está a venda, ele afirma que já vendeu milhares de dispositivos que variam de 79 a 350 doláres!

E você acha que e possível se comunicar com os mortos com invenções dos vivos?



segunda-feira, 21 de maio de 2012

The Cage - Antiga prisão de bruxas é uma casa mal assombrada

Vanessa Mitchell passou 3 anos em sua casa na Inglaterra dividindo ela com fantasmas.

Ela não aguentou e transformou a casa em um museu "do além".

Vanessa afirma que os fantasmas empurravam ela, abriam torneiras, empurravam visitas, e moviam objetos.

O mais assustador, e o que fez ela decidir sair da casa, é que ela tem um filho pequeno e um dia quando entrou no quarto dele viu um fantasma ao lado do berço.

Quando decidiu sair da casa ela resolveu abrir ela como museu para interessados no sobrenatural. Segundo o jornal "The Sun" a casa é uma antiga prisão de bruxas, e segundo o especialista Chris Palmer a casa tem 500 anos.



Vários grupos de pesquisadores paranormais já foram pra casa. Um deles conseguiu gravar sons, conhecidos como fenômeno EVP. Depois disso o caso se espalhou rapidamente.


sege o link

Nesse outro video podemos ver outro fenômeno que aparece em locais assombrados, conhecido como ORBs


sege o link:
E vocês teriam coragem de dormir apenas uma noite nesta casa?

segunda-feira, 14 de maio de 2012

As seis entradas do inferno


 Você acredita em inferno? Pois é, existem alguns lugares na terra onde dizem ser as entradas para o inferno. Dizem que existem 6 entradas.Verdade ou mentira? Assista o documentário e tire suas conclusões! 




domingo, 13 de maio de 2012

Feliz dia das mães

Bom dia a todas as mulheres! 
Que se tornaram mães, trouxeram ao mundo a vida. Curvo-me diante de você mãe, que adotou o filho que foi abandonado. Rezo a você mulher que ganhou a missão de ser mãe, e abortou, abandonou o filho gerado, peço a DEUS que te perdoe. 
Cumprimento muitos pais que por inumeros motivos, se tornaram mães na ausencia de suas mulheres.
Hoje dia das mães, dia de todas as mulheres, as que são mães,as que serão, encarregadas de uma missão sublime, que é preparar o ser humano para o futuro da vida, educar uma vida, ser mãe é acrescentar amor ao mundo através do coração e da alma de cada filho.
Ser mãe, é ser senhora do futuro, convocada a ardua missão de criar, dar vida a matéria para que o espírito possa encarnar para viver seu carma. Voce mãe, é a senhora da multiplicação dos seres humanos, foi a quem DEUS confiou o nascimento da vida humana, e ordenou que tal poder educaria homens e mulheres para um dia se encontrarem, se amarem e continuarem a missão de trazer novas encarnações ao plano terra.
Parabéns a todas as mães criadoras da vida.
Obrigado mães, nós filho te agradecemos pela vida humana. R.D.O.
sexta-feira, 11 de maio de 2012
Algum tempo atrais nos comentamos aqui a historia de uma mãe argentina,com uma filha em estado vegetativo,  e ela tentava passar um projeto de lei chamado : "Morte Digna"
Por ironia do destino essa lei foi aprovada, ate ai vocês me perguntam, aonde esta a ironia?
A lei foi aprovada na semana do dia das mães e essa mãe apoio essa lei para que a filha dela de 3 anos fosse "beneficiada".

Sera que essa ironia do destino com tantos fatos de certo modo com uma ligação bizarra seriam só uma  conhecidencia, ou teria algo sobrenatural por trais dos fatos? sera que a mãe Selva Herbon terá coragem de desligar os aparelhos da filha mediante a véspera do dias das mães? a resposta a essas perguntas eu não sei, so sei que e algo no minimo intrigante.
Aqui esta a matéria na integra publicada pela BBC Brasil sobre a "Morte Digna" publicada no dia 09/05/2012:




Argentina aprova lei da 'morte digna'

Marcia Carmo
De Buenos Aires para a BBC Brasil

Os parlamentares argentinos aprovaram, nesta quarta-feira, a lei chamada de "morte digna", que permite ao paciente terminal ou em estado irreversível rejeitar tratamentos médicos que possam prolongar seu sofrimento ou "vida artificial", conectada aos aparelhos.
O texto, que já tinha sido aprovado em novembro pela Câmara dos Deputados teve aprovação por unanimidade pelos senadores.
A lei estabelece o "direito de aceitar ou rejeitar determinados tratamentos médicos", dando a palavra final ao paciente, que deve deixar por escrito uma autorização de suspensão destes cuidados. Um familiar próximo do paciente também está habilitado a autorizar o tratamento, nos casos em que a pessoa hospitalizada não esteja consciente.
Na prática, os parlamentares modificaram a Lei sobre Direitos do Paciente.
A aprovação da lei levou familiares de pacientes terminais a comemorarem a decisão com aplausos e abraços nas galerias do Senado argentino.
Entre os que comemoravam estava Selva Herbon, que liderou uma campanha junto a políticos e órgãos públicos para que a lei fosse aprovada.
Ela é mãe de uma menina de três anos, Camila, que mora num hospital de Buenos Aires e está inconsciente desde que nasceu. Em entrevista à BBC Brasil, no ano passado, ela disse que a "morte digna" se justificava para a filha, já que a bebe não tinha reflexos ou qualquer forma de reação.
"Ela não chora, não ri, não sente nada mesmo quando apenas toco sua pele. Camilla apenas cresce em uma cama de hospital e conectada a aparelhos", disse na ocasião.

Dignidade

O texto contou com apoio de parlamentares de diferentes linhas políticas. O senador governista Aníbal Fernández, da Frente para a Vitória (FPV), disse que a lei "não vai contra nenhuma religião" e pretende "respeitar a dignidade" do paciente.
Ele declarou ainda que a medida não significará a autorização da eutanásia, mas sim o direito de um paciente terminal ter, de fato, uma "morte digna".
"O objetivo desta lei é evitar o sofrimento e respeitar a autonomia do paciente para que ele defina a sua qualidade de vida", disse o senador José Cano (do partido opositor União Cívica Radical, UCR), presidente da Comissão de Saúde e Esporte e defensor da medida. Para ele, a lei tem "caráter humanitário".

Polêmica

A nova legislação permite que o paciente que já deixou a sua determinação por escrito possa voltar atrás, se mudar de ideia e optar pela continuidade do tratamento. O familiar do paciente também poderá mudar de ideia, quando ele estiver inconsciente.
A nova lei adverte, porém, que "fica expressamente proibida a prática de eutanásia" e inclui que nenhum profissional de saúde será punido por atender a vontade do paciente ou da orientação dada por um familiar da pessoa internada.
O item do texto que gerou mais polêmica foi o que permite ao paciente ou ao familiar autorizado a suspensão da alimentação e nutrição através do soro.
"Sou a favor do texto, mas contra a permissão para a suspensão da hidratação e alimentação dos doentes terminais. Isto é contra a morte digna, já que provoca dor e, além disso, desrespeita as normas da Organização Mundial de Saúde", disse a senadora Sonia Escudero.
Recentemente, duas províncias argentinas, Río Negro e Neuquén, já haviam aprovado leis similares.
Em termos nacionais, a Argentina passa a ser um dos poucos países no mundo a permitir a "morte digna". Os outros são Holanda, Bélgica e Luxemburgo. Três Estados dos Estados Unidos também a autorizam e a medida vem sendo discutida na Grã-Bretanha e na Espanha.
O governo espanhol enviou um projeto de lei, no ano passado, ao Parlamento, onde será debatido.

aqui esta a materia original publicada em 18/08/2011 tambem pela BBC Brasil :

Professora argentina apela por ‘morte digna’ da filha de dois anos