Copyright © Roberio de Ogum
Design by Dzignine
quinta-feira, 31 de março de 2011

Carma, destino ou maldição?

 O bebê de Rosemary


O filme de 1968, fala de uma recém-casada, grávida, que passa a suspeitar que seu marido a ofereceu para ser fecundada pelo demônio. Para isso, ele teria contado com a ajuda de seus novos vizinhos no Edifício Dakota, em Nova York. A única pessoa que acredita em Rosemary, seu colega Hutch, morre com um misterioso coágulo cerebral.

O suspense causou uma enorme histeria desde a estreia, em 12 de junho de 1968. Um crítico diz que os vizinhos de Rosemary parecem “uma típica seita pequena e reclusa da Califórnia”.
O produtor William Castle começou a receber ameças de morte, por causa do tema “anticristão” do filme. A maldição tem início em abril de 1969, quando Castle é internado em caráter de emergência, com falência renal. No hospital, testemunhas dizem tê-lo ouvido delirar e dizer: “Rosemary, pelo amor de Deus, solte esta faca!”
Concidência macabra: no mesmo hospital estava Krysztof Komeda, compositor da trilha sonora de O Bebê de Rosemary e grande amigo do diretor do filme, Roman Polanski, e da esposa dele, Sharon Tate. Assim como Hutch, o amigo de Rosemary, Komeda também morre por causa de um coágulo no cérebro.
Em agosto, Sharon Tate é assassinada, a facadas, por quatro fanáticos de uma seita pequena e reclusa da Califórnia (assim como o crítico descreveu os vizinhos de Rosemary). Assim como Rosemary, Sharon estava grávida do primeiro filho. Mais quatro pessoas morreram no ataque, ocorrido na casa de Polanski. Na porta do local, os criminosos escreveram “porco” com o sangue das vítimas.
O crime ficou conhecido como “Helter Skelter”, nome de uma música dos Beatles (a expressão significa “caos”, “decadência”). A última coincidência vem 11 anos depois, o beatle John Lennon é assassinado na porta do prédio onde morava… o Edifício Dakota, o mesmo onde se passava a trama de O Bebê de Rosemary.
Seria carma, destino ou maldição as coincidências entre a história do filme e a vida destas pessoas? Dê sua opinião!
quarta-feira, 30 de março de 2011

Carma, destino ou maldição?


Esta notícia saiu no dia 30-07-2007:


Homem morre após exorcismo de menina nos EUA




Policiais que atenderam a um chamado na cidade de Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos, encontraram Ronald Marquez, 49 anos, sufocando sua neta ao lado da mãe da criança. As autoridades conseguiram dominar o homem com uma pistola de descarga elétrica, que morreu mais tarde, já no hospital. De acordo com o parente que chamou a polícia, também houve uma tentativa de exorcismo na última quinta-feira.

A criança e sua mãe, que também estava no quarto durante a briga entre Marquez e os policiais, foram hospitalizadas, mas o estado de saúde das duas não foi informado. A mulher não foi presa, mas a polícia considera apresentar queixas criminais contra ela.
Os policiais chegaram na noite de sábado na residência e entraram no prédio quando ouviram gritos vindos de um quarto. "O propósito era libertar os demônios desta pequena criança", afirmou o sargento Joel Tranter.
Uma cama havia sido empurrada contra a porta do cômodo, mas os policiais conseguiram abrir uma fresta e viram Marquez dando choques em sua neta, que estava toda ensangüentada e chorava ofegante.
Dentro do quarto também estava uma mulher de 19 anos, nua e ensangüentada, que a polícia informou mais tarde se tratar da filha de Marquez e mãe da criança. Ela entoava "algo de cunho religioso", segundo o policial Tranter.
Marquez foi algemado após a briga com os policiais, quando o homem parecia estar em estado normal. Entretanto, algum tempo depois ele parou de respirar, não pôde ser reanimado e acabou morrendo no hospital.

Seria carma, destino ou maldição? DÊ SUA OPINIÃO!
terça-feira, 29 de março de 2011
Ele lutou com a vida



Ele teve fé em Deus, teve fé na cura, teve a fé de quem acredita na vida. E foi com tamanha fé que este homem não desistiu.  Cumpriu seu papel  mesmo sem ter sua saúde nas condições necessárias. Abraçou seus amigos sem transparecer a dor de sua matéria. Com muita força e humildade, ele agradeceu a Deus por sua vida. Em seu sorriso emanava a fé , a esperança. E foi com muita luta  que nos últimos 8 anos ele ajudou a governar nosso país.
   Mesmo cansado nos passava otimismo. E  com este mesmo cansaço desempenhou com garra sua função importantíssima.
Com fé falou ao mundo " Não tenho medo da morte. Primeiro, tenho fé em Deus. Jesus Cristo tem um discurso, o Sermão da Montanha, e lá tem o Pai Nosso, no qual ele diz: 'Seja feita a Vossa Vontade assim na terra como no céu'. Porque, se Deus quiser te levar, ele leva, a hora que ele quiser. Você não morre na véspera, chegou sua vez, você vai. Agora, você tem de respeitar os médicos que cuidam de você."
 Agradeceu ao povo que rezava por sua saúde e com fé beijou seus filhos. Como um gladiador  entrando numa arena, ele entrava nas salas de cirurgia e desafiava a vida. Foi com forte perseverança que ele e sua mulher rezaram por sua recuperação. Dia- a- dia, mês- a- mês, ano- a- ano.
   O espírito deste homem acendeu a luz da esperança em muitas pessoas. Ele cuidava de sua matéria como se fosse uma relíquia, para que sua vida servisse de lição para todos. Para que todos soubessem que  viver é superar todos os desafios sejam de que ordem forem, e  só se entregar quando Deus chamar. 
   Este homem de fé hoje se entregou á vontade de Deus. Brasileiro, pai, apaixonado pela política, parceiro de Luís Inácio e ex- vice- presidente do Brasil.
Seu nome:  José Alencar. Vá em paz meu amigo.

Carma, destino ou maldição?


Deportivo Pereira está a um ano sem vencer. Seria carma, destino ou maldição?


A derrota diante do Independiente de Medellín, no fim de semana, representou a marca de um ano sem vencer do Club Deportivo Pereira. Se você não se lembra, esta é a equipe do panamenho Luis Moreno, que ganhou notoriedade depois de ter chutado uma coruja para fora de campo. A mascote do Atlético Junior de Barranquilla acabou morrendo dias depois, causando comoção mundial. Agora, uma espécie de maldição da finada ave parece acompanhar o time colombiano.
O time enfrenta graves problemas financeiros, perdeu o técnico e não vence um jogo desde março de 2010. No início da temporada, os jogadores ainda divulgaram um pedido de desculpas oficial aos fãs. “Se alguém pensou tal coisa, não foi nossa intenção capitular da maneira que vocês viram. Nós garantimos que, como profissionais, faremos de tudo para reparar os erros cometidos”. Desde o mea-culpa, pouca coisa mudou na campanha do time, que seguiu sem vitórias e só ganhou destaque nos noticiários pela morte da ave noturna.
Apesar da má fase, o time ainda não corre risco de rebaixamento. Ainda. O descenso na Colômbia é calculado a partir das últimas três temporadas, o que por enquanto garante o Deportivo Pereira na primeira divisão. Além disso, das últimas 34 partidas sem vitória, 12 terminaram e empates e outras tantas em derrotas por apenas um gol. Será que há alguma ligação entre a morte da coruja e o jejum de vitórias do time?



Foto da coruja,  que não resistiu ao chute do zagueiro.

Reveja a agressão de Luis Moreno:
http://www.youtube.com/watch?v=DEyU60KOwe0

Você acha que é carma, destino ou maldição ? Dê sua opinião!

segunda-feira, 28 de março de 2011

Carma, destino ou maldição?


Terror com Brittany Murphy chega em DVD com mórbida coincidência

A atriz Brittany Murphy morreu no final de 2009 aos 32 anos. A causa da morte foi pneumonia e anemia profunda, a mesma de seu marido, morto cinco meses depois.
Ela havia caído no banheiro de sua casa, quando foi socorrida por ele, que chamou os paramédicos. Uma bizarra coincidência fez com que esta cena fosse a imagem de divulgação de um de seus últimos filmes.

Cena de "Flashes de uma Psicose", estrelado por Brittany Murphy e lançado pouco antes de sua morte


"Flashes de uma Psicose" foi lançado diretamente em DVD e Blu-ray nos Estados Unidos e chega esta semana ao Brasil. O longa foi distribuído dias antes de sua morte e acabou sendo recolhido para ter a capa alterada.
Murphy vive Alice, uma escritora que decide fazer um retiro para se recuperar de seu traumático relacionamento com o ex-namorado violento. Por conta dos problemas afetivos, seu trabalho, um roteiro que deveria entregar, está atrasado.
Para se inspirar e se recuperar, isola-se em uma mansão. Neste casarão vitoriano começa a ouvir estranhos barulhos e ver aparições nos cômodos do lugar. Tentando encontrar a fonte disso, descobre fitas de vídeo no sótão.
Nelas está registrada a vida de um casal, por quem fica obcecada para conhecer toda a história, intimamente relacionados aos estranhos eventos da casa isolada.

Seria a coincidência um carma, o destino ou uma maldição?a vida estaria imitando a arte ou a arte prevendo a vida? Dê sua opinião!
Amigos e amigas,estou indo para a Cidade Maravilhosa para

conferir esta noite, no Botafogo Praia Shoping


 a Pré-estréia do filme " As mães de Chico Xavier"

Carma, destino ou maldição?

Castelinho da Rua Apa


São Paulo é uma cidade repleta de lugares com fama de mal assombrados cada qual com sua própria história. Um dos lugares com a história mais chamativa é o Castelinho da Rua Apa.
Em 1912 foi construído o Castelinho na Rua Apa, travessa da São João, número 236*, que veio a se tornar a moradia de uma das famílias ricas e tradicionais de São Paulo, os Guimarães dos Reis.
No dia 12/05/1937, os dos três proprietários (Maria Cândida dos Reis, Armando Guimarães dos Reis e Álvaro Guimarães dos Reis) foram encontrados mortos.
Apesar de não ter sido totalmente solucionado, o caso foi dado como encerrado pela polícia, cuja versão não convenceu os vizinhos na época, foi que um dos irmãos atirou no outro e a mãe desesperada, se colocou entre os filhos, sendo baleada. Depois de se dar conta de seus atos, o assassino
Resposta:
cometeu suicídio.
Motivo: Segundo a policia de São Paulo, Álvaro queria transformar o Cine Broadway da família num rinque de patinação, idéia que foi contra a de seu irmão, Armando, que não via o negócio com bons olhos.
O caso foi encerrado, mas não solucionado, porque a policia foi incapaz de descobrir qual dos irmãos seria o assassino. Como é possível um suicídio sem arma do crime? Se foi um crime passional, porque ouve o segundo disparo que atingiu a mãe? Essas questões ficaram sem resposta.
Desde se então, ninguém jamais conseguiu passar a noite no Castelinho da Rua Apa. Aqueles que tentaram, relataram terem ouvido gemidos e correntes, visto aparições e ouvido os disparos que causaram a morte das vítimas, que teriam continuado vagando pelo local.
Seja como seja, os portões do número 236 da Rua Apa está aberto, bem como as portas do Castelinho, e mesmo em noites frias de inverno, os moradores de rua não ousam pernoitar no local.
Obs: A soma dos números 2,3, e 6 é 11, o número da magia e do sobrenatural da numerologia. O castelinho fica numa bifurcação, elemento comum em rituais de magia negra.
Você acha que é carma, destino ou maldição? Dê sua opinião!
sábado, 26 de março de 2011

A morte de Cibele Dorsa é "Carma, destino ou maldição?"



 Com a alma machucada, me perguntando por que aquela moça cheia de sonhos, tão vaidosa que cantava em versos em prosa, seu amor pela vida. Por que tomou uma decisao dessas? Uma mulher que tinha o sonho de encontrar o amor, sua alma gêmea. Queria ver os filhos felizes e vitoriosos. Por que você fez isto amiga? você dizia acreditar no destino , mas foi o destino quem  quis que acontecesse o que aconteceu na janela do 7 andar ?
     Conheci Cibele a anos atras. Ela atravessava momentos difíceis em sua vida, sentia-se  perdida, mal amorosamente. Buscava uma solução para seus problemas, mas tinha muita garra, vontade de superar tudo e vencer.
       Li a noticia da sua morte no http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/03atriz-cibele-dorsa-cai-do-7...). , e instantaneamente minha alma chorou. A dor apertou, sua fisionomia de menina mulher me veio a mente, e me perguntei como ela fez isto. É Carma, Destino ou maldição?
      No inicio deste ano, a tragédia aconteceu com aquele que ela julgava ser o amor da sua alma, o homem que amaria para sempre, seu eleito Gilberto Scarpa. Tinham até a data no pensamento para consagrar o matrimônio. Ele subiu na janela do apartamento onde moravam e se jogou. Cibele morreu do mesmo jeito, caindo da mesma janela.
       O que a fez se atirar da mesma janela que levou seu amor, dando fim a vida da propria matéria? Pergunto-me por que. Nao consigo crer que ela , uma pessoa tao boa que era, conseguiria atingir um nivel de pensamentos tao ruins a ponto de querer fugir da vida.
       Pergunto ao plano espiritual, o que aconteceu? Foi influencia do espirito do seu noivo Gilberto Scarpa?  sera a falta do noivo que a incentivou ?  foi influencia do mal, de espíritos obsessores? ou sera que foi o  próprio carma?
  
       Ouço do plano espiritual. O que aconteceu com o noivo dela estava sendo arquitetado a muito tempo por espiritos malignos. Inimigos talvez de vidas passadas. Seu espirito nao teve forcas para reagir. Os espiritos do mal venceram. A tentação o consumiu de tal forma que a coragem humana se fez fraca diante do medo. Dominaram e levaram sua materia a loucura, resultando em sua morte. Essas mesmas forcas voltaram a atuar no setimo andar, agora com ela.
 Com a mesma forca, fizeram com que Cibele Dorsa tivesse a mesma atitude. Mesmo tendo sentido a tragedia que havia levado seu noivo, algo foi mais forte e ela se jogou do sétimo andar. Foi maldição. Mas eles tinham um carma também. Um dia talvez voltem a terra, e quem sabe possam viver um amor sem maldições.

Algumas frases dela no Twitter:

"Meu noivo se suicidou essa noite, com ele morto eu me sinto morta. Prefiro ir com ele, minha força não faz mais sentido. Quero ir encontra-lo",http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI206789-9531,00-CIBELE+DORSA+LAMENTA+MORTE+DO+NOIVO+ME+SINTO+MORTA+PREFIRO+IR+COM+ELE.html



A atriz e escritora Cibele Dorsa, de 36 anos, morreu na madrugada de sábado (26). Segundo informações da Polícia, ela caiu da janela do sétimo andar do apartamento onde morava, no Morumbi, na Zona Sul de São Paulo.
A polícia foi chamada por vizinhos por volta de 2h, perto do horário da queda, no Bairro Real Park. O caso foi registrado no 34º DP, no Morumbi.

Pouco antes, a atriz postou mensagem no twitter, lamentando a morte do noivo, o apresentador Gilberto Scarpa. O texto foi publicado com todas as letras maiúsculas, com erros de digitação: “LMENTO, EU NÃO CONSEGUI SUPORTAE A MORTENOS MEUS BRAÇOS MAS, LUREI...ATE ONDE EU PUDE”. A polícia ainda colhe evidências e depoimentos sobre o caso, mas o caso é investigado como suposto suicídio.
A irmã da atriz, Carla Dorsa Gemelli, postou uma mensagem no Facebook de Cibele, confirmando a morte: "Queridos amigos, hj é o dia mais triste da minha vida, minha irmã faleceu às 2 da manhã".
Em 30 de janeiro, o noivo de Cibele morreu do mesmo modo, caindo da mesma janela. Na época, a atriz postou a seguinte mensagem em seu perfil no Facebook: “Meu noivo se suicidou essa noite, com ele morto eu me sinto morta. Prefiro ir com ele, minha força não faz mais sentido. Quero ir encontrá-lo”.http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI221368-9531,00-CIBELE+DORSA+MORRE+APOS+CAIR+DO+ANDAR.html
sexta-feira, 25 de março de 2011

Carma, destino ou maldição?

Se você for uma estrela de rock e tiver cerca  de 27 anos, talvez seja bom tirar um ano de folga para evitar entrar para “O Clube”. Robert Johnson, músico que Eric Clapton chamava de “o mais importante bluseiro que já existiu”, tocava guitarra tão bem que há quem diga que ele deve ter feito um pacto com o Diabo. Por isso, quando ele morreu aos 27, seus colegas disseram que deve ter sido a hora de pagar a dívida.
Desde Johnson, vários gênios musicais morreram na tenra idade dos 27.  Brian Jones, membro fundador dos Rolling Stones, em 1969. No ano seguinte, foram levados Jimi Hendrix e Janis Joplin. Em 1971, foi a vez de Jim Morrison. Kurt Cobain se juntou ao Clube em 1994. Todos com 27 anos. Coincidência? Ou esses gênios musicais também estavam pagando seus débitos?

Brian Jones (1942/1969)
Filho de um engenheiro da marinha inglesa - Lewis Jones - com uma dona de casa. Brian foi conhecido pela sua versatilidade musical, tocando vários instrumentos diferentes, ainda que se tenha notabilizado como guitarrista da banda. Músico de origem clássica (Brian aprendeu a tocar com sua mãe que ministrava aulas de piano na Igreja próxima) era inicialmente o único músico da banda capaz de ler e escrever partituras. Apesar da fama e fortuna originada pelo sucesso da banda, Brian acabou por ceder ao uso de drogas, o que lhe valeu o desprendimento do grupo em 8 de Junho de 1969. Menos de um mês depois, no dia 3 de julho, Brian foi encontrado afogado na piscina de sua casa, Cotchford Farma, em Sussex, antiga casa do escritor A. A. Milne, criador do Ursinho Pooh, que o músico adorava. Aos 27 anos.

Jimi Hendrix (1942/1970)
Nascido em Seattle, Washington, Hendrix cresceu tímido e sensível, foi um musico amplamente considerado um dos mais importantes guitarristas da história do rock. Jimi Hendrix morreu em Londres nas primeiras horas de 18 de Setembro de 1970, em circunstâncias que nunca foram completamente explicadas. Havia passado parte da noite anterior numa festa, onde a namorada Monika Dannemann o havia buscado, e ambos seguiram para o Hotel Samarkand, no número 22 da Lansdowne Crescent, em Notting Hill. Estimativas indicam que ele teria morrido pouco tempo depois. Morte aos 27 anos.

Jim Morrison (1943/1970)
Jim Morrison era filho do almirante George Stephen Morrison e sua mulher Clara Clark Morrison, ambos os  funcionários da marinha americana. Seus pais eram conservadores e rigorosos, toda via Jim Morrison acabou por tomar para si pontos de vista completamente antagônicos aos que lhe foram ensinado. Morrison tornou-se um descobridor, interessado em explorar novos caminhos e sensações diferentes, e seguiu uma vida boêmia na Califórnia, freqüentou a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), formando-se no curso de cinema, deambulando por lá, dormindo em sofás telhados, andou por Venice, Los Angeles, devorando livros. Em Paris, morreu em 3 de Julho de 1971, na banheira, aos 27 anos de idade. Muitos fãs e biógrafos especularam sobre a causa da morte, se teria sido por overdose ,pois embora Jim não fosse conhecido por consumir heroína, Pam fazia-o (morreu de overdose em 1973) e é sabido que nesse Verão correu  a Paris à procura de heroína de uma pureza invulgar.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Carma, destino ou maldição?

Mistérios durante as gravações do filme sobre a vida de Chico Xavier








As gravações do filme sobre a vida do médium Chico Xavier foram marcadas por vários casos que, certamente, são uma história a parte.
 
As filmagens tiveram uma uma atriz vendo o médium, figurante incorporando um espírito e outros mistérios, como a chuva que parava misteriosamente a cada novo dia de gravação. Nelson Xavier, ator que interpreta o papel principal, conta que sua ligação com Chico foi muito além do sobrenome igual.
- Eu senti a presença dele o tempo todo. Foi o único personagem que eu pedi para fazer e, hoje, acredito em tudo o que ele disse e viveu. Cada vez que penso nele me comovo - disse Nelson, se emocionando novamente.
O ator lembra que, há muitos anos, estava num churrasco quando um rapaz sentou ao seu lado e perguntou se eu ia fazer o papel do espírita.
- Eu disse que não. Aí ele me respondeu que um passarinho havia dito isso para ele e que ele era espírita. Esse foi um dos sinais mais significativos para mim - diz Nelson, que acredita que Chico o escolheu: - Ele me acompanhou durante todo o percurso.
Segundo a atriz Renata Imbriani, que participou das filmagens, Chico realmente estava perto de Nelson. Ela, que é kardecista, conta que viu o espírito do médium durante uma gravação.
- Estava aguardando a minha vez de entrar em cena e o Nelson estava gravando. De repente, vi uma porta entreaberta de onde saiu uma luz muito grande. Era o Chico. Ele apoiou o braço direito do Nelson e ficou todo o tempo energizando ele. O incrível é que, quando ele toca o Nelson ele fica até com a fisionomia igual a do Chico - conta Renata que interpreta uma mulher que perdeu o filho.
Segundo a atriz Rosi Campos, o clima das filmagens foi marcado por uma emoção que parecia estar à flor da pele.
- Todos que estavam no filme queriam muito estar lá. isso criou um clima muito especial nas filmagens. Você se apaixona pela pessoa que ele foi. Foi muito emocionante.
O filme deve ser lançado em 2 de abril de 2010, quando o Chico faria 100 anos. 
Emoção no jardim de Chico: 
No último dia das gravações, Nelson Xavier teve uma crise de choro. Depois, foi para o jardim, sentou num banco e, talvez sem saber, faz o que Chico costumava fazer ali mesmo: apóia as mãos sobre as pernas e olha para o céu. "Essa cena foi emocionante. Era o jardim dele, as rosas dele". Até o tempo deu uma forcinha
Em Uberaba fazia um frio horrível e o diretor Daniel Filho disse para ninguém se preocupar porque no dia seguinte faria sol. Não deu outra. Fenômeno parecido aconteceu em São Paulo, quando chovia muito forte em toda a cidade. Só não caiu um pingo no local da filmagem. Visita inesperada em reunião espírita:
Segundo o diretor, teve uma filmagem de uma reunião espírita, em que, de repente uma senhora recebeu uma entidade. "Paramos a filmagem e esperamos a senhora se recompor". Pomba branca mostra o caminho:
A atriz Renata Imbriani conta que, antes de sair para gravar começou a rezar pedindo proteção. De repente, uma pomba branca entrou na casa e parou bem na frente dela. "Ela só foi embora quando eu saí. Pensei: estou no caminho certo. O tempo inteiro senti uma energia muito forte e tranquilizadora".
Você acha que é carma, destino ou maldição? Dê sua opinião!
quarta-feira, 23 de março de 2011

Carma, destino ou maldição?


Ressureição de Moça Morta Há Sete Dias












O jornalista francês Robert Grainville
participou no Daomé (África)
de um dos mais impressionantes rituais
de iniciação da África Negra.

Ante seus olhos,
uma moça que estava clinicamente morta
há sete dias foi ressuscitada
pelos sacerdotes do orixá Sapata,
o deus da terra e da varíola.



Um grito de dor, após o ritual em homenagem ao orixá Sapata.
A moça, que estava clinicamente morta, volta à vida.
Marcando o ponto culminante da festa da ressurreição, uma das cerimônias mais importantes entre os f fons do Daomé.

Um povoado africano, em meio à densa floresta tropical do Daomé. As casas circundam um espaço vazio, espécie de praça central. Tudo é ainda silêncio, e ninguém permanece na praça. Mas o dia de hoje não é como os outros.

De repente, do interior de uma das casas maiores, uma espécie de convento, ouvem se gritos lancinantes de mulheres. Como que despertados por esses gritos, os atabaques começam a tocar.
É preciso esperar. Eu, europeu, e os demais habitantes não iniciados temos que aguardar o término da cerimônia de adoração do orixá, feita no interior do convento, e assistida apenas pelos sacerdotes e sacerdotisas. Logo após, no meio da praça, todos assistiremos à demonstração do poder de Sapata (deus da terra e da varíola, correspondente a Omulu e Abaluaé nos cultos afrobrasileiros). 



Sapata vai ressuscitar uma jovem, clinicamente morta há sete dias.
Chegar até este povoado, e conseguir autorização para presenciar e fotografar a cerimônia, custou me meses de trabalho e dedicação. Estou aqui graças à bondade do chefe do povoado de Aliada, que é também o líder de todos os rituais religiosos dos fons (a principal etnia do Daomé, que vive ao sul do país). Consegui convencer esse chefe do meu interesse a tudo que concerne ao vodum, a religião dos fons, e ele me convidou a assistir à festa da ressurreição. Entregou me aos cuidados de um de seus filhos, que me explicou cada fase do complexo ritual.

Num instante, os atabaques param de tocar. Cadeiras e bancos são trazidos para a praça central, e os habitantes reúnem se em círculos. Entre eles encontram se os familiares da jovem morta, que trouxeram oferendas a Sapata, a fim de que este traga sua filha de volta de seu reino.



O lento despertar do reino da morte
Os músicos dos atabaques já saíram do convento, e tomaram lugar entre as cadeiras, com seus instrumentos seguros entre as pernas. Recomeçaram a tocar, mantendo o mesmo ritmo, constituindo um estranho e estimulante fundo musical.

Agora são as sacerdotisas que chegam, facilmente reconhecidas pelas inúmeras cicatrizes que ornam sua pele. Com a cabeça raspada, elas se enfeitam com braceletes e colares feitos principalmente de cauris (pequenas conchas, conhecidas no Brasil como búzios e que serviam antigamente de moeda). Além de enfeites, esses objetos têm um importante significado ritualistico. Todas trazem na fronte uma fita ornada com plumas de papagaio: sinal que distingue as sacerdotisas de Sapata. Depois, são os vodum non, feiticeiros, que entram na praça. Em seguida, chega o corpo da jovem morta enrolado num lençol imaculado, carregado por quatro homens. No centro da massa humana reunida, foi deixado um espaço livre sobre o qual ninguém pisa. Nesse espaço o corpo é depositado, e desnudado. A jovem não apresenta nenhuma manifestação de vida. Não respira, não se move. A pele adquiriu uma tonalidade cinza, e apresenta diversas feridas purulentas. Os sacerdotes trazem uma grande cabaça cheia de água, na qual foram mergulhadas diversas plantas.

O canto das mulheres recomeça, monocórdico. Lava se o corpo da jovem com a água da cabaça. Ao mesmo tempo, as sacerdotisas libertam se de seus atributos, e começam a massagear o corpo. O lençol é umedecido, e usado por momentos como sudário.

O trabalho de massagem dura cerca de duas horas, onde se repetem os mesmos gestos e cantos. Algumas pessoas jogam moedas sobre o lençol. Ninguém fala. Pouco a pouco o corpo retoma sua cor normal, negra, mas permanece sempre inerte.

A certo ponto, o silêncio se faz mais profundo. As sacerdotisas se afastam. Chega o lider dos feiticeiros, que se ajoelha ao lado da jovem, inclina se sobre seu ouvido, e grita seu nome com todas as forças. “Ele deve chamá la sete vezes", diz meu guia e companheiro. E, fora esse grito que se repete, nenhum outro ruído afasta o pesado silêncio. Sete vezes, e nada acontece! Um sobressalto percorre a multidão.

Um oitava vez o nome da jovem é gritado pelo feiticeiro. E, então, ela gemeu! Todos nós somos testemunhas: ela gemeu. 

O atabaques e os cantos se desencadeiam: Sapata aceitou que a jovem se torne mais uma de suas sacerdotisas. Imediatamente, a rapariga tem sua cabeça coberta, e é retirada para o interior do convento. Sua iniciação começou, e ela não deverá ver o mundo exterior.

No povoado a festa vai continuar durante todo o dia e toda a noite. Todos vão comer, beber, dançar e rir muito, contagiados pela típica alegria africana, um estado de espírito que tudo arrasta à sua passagem.
O ritual para ressuscitar é apenas uma parte ínfima dos complexos processos de iniciação ao culto de Sapata, que dura pelo menos três anos. Período durante o qual os jovens discípulos são completamente isolados do mundo exterior.

A cerimônia da ressurreição é, de fato, primordial. O chamado ao novo "filho" do orixá é feito pela própria entidade (que se apodera de seu corpo provocando profundos transes mediúnicos), ou decidido pelos familiares ou pelos outros sacerdotes. A idade média de iniciação, tanto para moças como para rapazes, varia de oito a dezesseis anos. Os dois sexos, se bem que em habitações diferentes, seguem mais ou menos os mesmos ritos e etapas iniciáticas.

Desde sua entrada, o jovem discipulo entra num estado de morte aparente, onde cessam todas as suas funções vitais. Durante sete dias, ele vai permanecer no local sem receber nenhuma alimentação, bebida, ou cuidado. Já nesta primeira etapa, ocorre uma seleção natural: alguns, após sete dias, despertam, e outros, não. Estes últimos Sapata não os quer para servi lo neste mundo, e por isso os guarda junto de si.



Três anos, e Sapata tem mais um sacerdote
Após serem cuidados, e postos em boas condições físicas, os jovens escolhidos irão aprender a linguagem secreta dos iniciados, os cantos, danças, as diversas operações mágicas. Serão feitas cicatrizes em seu corpo, principalmente na fronte, costas, ventre e braços. A cada corte que produzirá uma cicatriz, será proferida uma prece, e um pouco de pó à base de plantas carbonizadas será depositado no interior da carne. 

Cada uma delas destina se a proteger o iniciado contra a feitiçaria, os inimigos, e também a lhes dar poder e direta ligação com o grande orixá.

Os discípulos deverão também aprender as propriedades de cada planta mágica ou medicinal, propriedades que tanto podem ser boas como maléficas. Os remédios, as poções, amuletos, não mais terão segredos para eles. Entre essas operações, uma das mais respeitadas e temidas é a cultura do vírus da varíola.

Eles conhecerão cada deus animista, cada ser da natureza, e as cerimônias a eles relacionadas. Mais tarde, para os rapazes, após passarem outras temporadas em reclusão, será permitido servir também a outros desses deuses.

Ao término da iniciação, rapazes e moças retomarão sua vida normal, mas estarão sempre à disposição do grande feiticeiro para os rituais. Periodicamente, retornarão aos conventos durante algumas semanas. 

Existem muitas coisas para se descobrir nos meios vodum do Daomé. Os fons constituem uma das últimas etnias que conservam de forma cuidadosa e ciumenta suas tradições religiosas. Foram eles, junto a outras raças africanas, que introduziram o culto dos orixás no Brasil e no Haiti, por intermédio da escravidão. Se bem que possa haver charlatanismo em algumas dessas festas, a sinceridade e autenticidade dessas crenças, o perfeito conhecimento das propriedades das plantas, a força mística dos chefes de culto são elementos dignos de serem aprofundados.
terça-feira, 22 de março de 2011

Carma, destino ou maldição?

O Fantasma de Lady Jane


                  

Entre as diversas aparições na torre de Londres encontra-se uma clássica que se tem manifestado desde o século XVI. Trata-se da aparição do fantasma de Lady Jane Grey, uma lutadora e transgressora que tentou provocar um aborto real para poder usurpar o trono e tornar-se a rainha de Inglaterra, o que não conseguiu e lhe custou a vida. Lady Jane foi encarcerada e torturada na torre Martin, a 12 de Fevereiro de 1554, foi decapitada na esplanada que se encontra diante da torre.

Este fato deve ter produzido uma infestação trágica do lugar e desde então, produz-se esporadicamente a aparição do fantasma de Lady Grey, que tem sido visto por pessoas de índole e proveniência cultural diversas e figura na lista de fantasmas tradicionais.

Uma das aparições constatadas produziu-se em 1957, por ocasião do 403º. aniversário da sua execução. No interior da torre materializou-se uma massa branca, que gradualmente deu forma à imagem ideoplasmàtica da fantasmogéneses de Lady Jane e permaneceu neste estado durante alguns minutos. Esta aparição foi vista separadamente por dois membros da guarda da torre, Terence Moore e Patrick Taylo.

VOCÊ ACHA QUE ESTAS TÃO FAMOSAS MATERIALIZAÇÕES DE ESPÍRITOS SÃO CARMA, DESTINO OU MALDIÇÃO? DÊ SUA OPINIÃO!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Carma, destino ou maldição?

Será possível que um humano seja consumido em chamas como um pavio de velas em questão de minutos, sem motivo físico explicável?




O caso mais famoso de conhecimento público de combustão espontânea aconteceu na Petersburg, no dia 2 de julho de 1951. O carteiro levou um telegrama até a casa da senhora Mary Hardy Reeser, que morava sozinha num edifício aos sessenta e sete anos de idade. Ao tocar a maçaneta da porta, sentiu sua mão queimar. Assustado e com os dedos feridos, chamou a senhora que cuidava da portaria e uns operários que trabalhavam numa obra próxima, para que arrombassem a porta, a fim de salvar a dona da casa do que quer que estivesse acontecendo ali. O interior do apartamento apresentava um calor sufocante e tudo que era de metal era impossível de tocar pela alta temperatura.


E, na cama, numa pequena área, os restos calcinados de um ser humano, seu esqueleto transformado em cinzas, o próprio crânio ficou reduzido a dez centímetros! Restou da dona da casa uma mancha negra no colchão. Aparentemente, as chamas consumiram somente a carne e ossos da senhora Reeser, como num forno crematório, sem danificar nada mais à sua volta. A alta temperatura do ar estourou vidraças e espelhos, deformou alguns objetos de plástico e fundiu as estearinas das bugias, e só. Os fusíveis não apresentavam sinal de curto circuito, e acabou por se atribuir a causa das chamas a um cigarro, situação bizarra, visto que todos sabiam que a senhora Reeser não era fumante.



Em 1815, Mrs. John Rooney foi também encontrada reduzida a cinzas, em sua cadeira junto a uma mesa na sala de sua casa.Nenhum dos dois moveis ao seu redor sofreu os danos da carbonização.

Mas nada se compara ao surpreendente caso que não ocorreu no silêncio e privacidade da solidão doméstica, e sim em plena luz do dia em um parque Búlgaro, sob a testemunha de várias pessoas que presenciaram esse nefasto espetáculo!

Em 1924 várias pessoas passeavam pelas veredas de um parque, quando foram surpreendidas por uma estranha esfera azulada que dançava entre os arbustos. De repente , a luz tropeça para fora das folhagens, revelando perseguir um rapaz ,que de lá saiu cambaleando e tropeçando envolto na chama luminescente. Num instante e diante vários olhares estupefatos, o infeliz foi vítima de uma rápida deflagração, sendo consumido em poucos minutos.



Na ânsia de desvendar as possíveis causas desse fenômeno hediondo, autores da Academia Francesa de Ciências atribuíram o fato à ingestão de álcool e à produção de gases combustíveis no processo da digestão, ou referente ao caso relatado na Bulgária, a um raio esferoidal, como um orb incandescente, formado de um plasma ou gás ozonizado capaz de cremar tecido orgânico. Mas a verdade é que nunca foi encontrada uma explicação satisfatória para o fenômeno que consome uma pessoa por uma chama que parece vir de seu próprio corpo e transformá-la em pouco mais que um monte ossos enegrecidos e pó .


                                                                                          Nesta foto o que restou do corpo do Dr. John Bentley na morte por combustão espontânea, Pennsylvania, 1966. A chama devorou seu corpo em segundos e queimou somente o local onde estava





Trabalhadores limpam os restos carbonizados da Sra. M. H. Reeser, em 1951, Saint Petersburg, Flórida. Considerado o caso mais bem documentado de SHC reduziu às cinzas o corpo da vítima com exceção de um pé e do "crânio encolhido"
( ficou do tamanho de uma laranja ).



Você acha que estas pessoas que entraram em combustão estantânea passaram por isso devido a um carma, ao destino ou a uma maldição? Dê sua opinião!